No mês de junho entidades, organizações e governos criam estratégias e campanhas com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate à crimes contra a comunidade LGBTQIAPN+, buscando a garantia de direitos e uma sociedade livre de preconceitos.
Mesmo os municípios do litoral sul capixaba possuírem uma base religiosa conservadora e tradicionalista, marcas conhecidas do público demonstraram um ato de amor e respeito com a diversidade nos últimos dias, ao adotarem eu seu marketing a campanha colorida em favor da paz. 


O Esquina Burguer é um empreendimento de Itapemirim, localizado na Vila, atende toda região com cardápio especializado em hambúrgueres. Em postagem oficial a marca evidenciou: “Nós respeitamos a diversidade”.  Outra marca que chamou atenção dos consumidores e recebeu muitos elogios pelo posicionamento foi o Açaí do PC, empreendimento em frente a pracinha do Herivelto em Marataízes, destacando em suas redes: “Seja feliz sendo quem você é”. A marca Planet Burguer da orla central da Pérola Capixaba, o conhecido restaurante de almoço delivery Espera Maré da Barra de Itapemirim, e o fastfood Presídio Lanches da praia central que possui uma variedade de pizzas e macarrões na chapa, também deram o recado “Homofobia e transfobia é crime!”. 


O resultado da campanha não poderia ser melhor para as marcas que embarcaram na ideia, choveu comentários de elogios e apoio, muitas curtidas e novos seguidores nas páginas sociais da internet. Em uma das publicações, Maria Paula Amaral, mulher periférica, negra e trans, compartilha o seguinte comentário: “Estou emocionada, é muito importante esse apoio, eu luto pelo direito de ser, estar e existir nessa sociedade ainda tão preconceituosa. Posicionamentos como esses nos ajudam a manter a cabeça erguida para lutar por direitos iguais. Muito obrigada”. 


É valido lembrar que qualquer tipo de preconceito viola os direitos humanos e causa danos irreparáveis para o indivíduo vitimado e para toda a sociedade. Segundo dados do Observatório de Mortes Violentas de LGBTI+, feito pelos grupos Acontece Arte e Política LGBTI+ e Grupo Gay da Bahia (GGB), foram contabilizadas mais de cinco mil mortes de pessoas representadas por essas letras em vinte anos. No ano passado, pelo menos 237 pessoas da comunidade LGBTQIA+ morreram por conta do preconceito. Deste total, mais de 94% das mortes foram homicídios, o que significa que 224 pessoas dessa comunidade foram assassinadas.


Segundo descreveu o Supremo Tribunal Federal (STF), entende-se por LGBTfobia qualquer conduta “homofóbica ou transfóbica, real ou suposta, que envolva aversão odiosa à orientação sexual ou à identidade de gênero de alguém, por traduzirem expressões de racismo, compreendido em sua dimensão social”. A criminalização da violência motivada pela orientação sexual ou identidade de gênero da vítima no Brasil foi aprovada em 2019. Desde então, a LGBTfobia é enquadrada como crime de racismo – nos moldes da Lei nº 7.716/89.
A iniciativa da campanha no litoral sul capixaba partiu do programa de Marketing Criativo desenvolvido pelo Espaço Cultural Casa Roxa, que presta serviço de publicidade para empreendedores locais. Guilherme Nascimento, responsável pelo projeto, explica: “Nós ainda enfrentamos desafios enormes referentes a algo que deveria ser tão simples, que é o respeito a todes e a garantia de direitos igualitários.  

O Brasil é um dos países mais preconceituosos do mundo, seja por religião, cor da pele, regionalidade ou classe social, e a homofobia e a transfobia infelizmente também estão presentes. Quando essas empresas se posicionam elas cumprem além de um papel comercial estratégico, visto que a comunidade LGBTQIAPN+ possui alto valor aquisitivo, como também um papel humanitário muito importante, pois estimula uma nova consciência da população que ainda reproduz concepções ultraconservadoras atrasadas que nos matam diariamente.” 

APOIE ESSA IDEIA E CONHEÇA OS EMPREENDIMENTOS DO LITORAL QUE PARTICIPARAM DA CAMPANHA DO ORGULHO LGBTQIAPN+: 
Esquina Burguer: 28 99919-4242 | @esquinaburguer028
Açai do PC: 28 99929-0818 | @açaido_pc
Presídio Lanches: 28 99916-5561 | @presidiolanches028
Restaurante Espera Maré: 28 99983-6940 | @petiscariamare
Planet Burguer: 28 99915-4291  |  @planetburguer028
Espaço Cultural Casa Roxa: 28 99977-3921 | @casaroxacultural