Londres — O rei Charles III falou à nação pela primeira vez como monarca do Reino Unido nesta sexta-feira (9/9). Durante o pronunciamento oficial, o soberano reafirmou o compromisso de dedicar a vida ao serviço público, promessa reafirmada pela rainha enquanto em vida.

“A promessa que ela fez, de dedicar uma vida inteira ao serviço público, e refaço aqui […] Para a minha mamãe, que agora vai se juntar ao meu amado papai, eu vou simplesmente dizer: muito obrigada. Obrigada pelo seu amor e devoção para a nossa família e para a família de nações que você dedicou a vida por todos esses anos”, afirmou.

Charles discursou à nação enlutada a partir de um vídeo, pré-gravado e exibido por emissoras de televisão britânicas. No discurso, ele prestou a própria homenagem ao legado deixado pela falecida mãe. Com o falecimento da majestade, o primogênito dela, Charles, ascendeu ao posto de rei, ou seja, comandará a Coroa britânica. O soberano tem 73 anos.

Durante o pronunciamento, o monarca também anunciou que o príncipe William e Kate Middleton serão consagrados com os título de príncipe e princesa de Gales.

Dia de homenagens

A capital da Inglaterra amanheceu nublada e chuvosa nesta sexta-feira (9/9), um dia após o anúncio da morte da rainha Elizabeth II. Em clima de luto e muita tristeza, pessoas de todo o mundo se emocionaram ao lembrar da rainha.

A inglesa Charley Cuthbert, 23 anos, não esperava que a notícia da morte da monarca a impactasse tanto. “Tenho só 23 anos, e ela foi a nossa referência a vida inteira. Tudo aconteceu tão rápido, de ontem para hoje muita coisa mudou”, 

Sobre a ascensão de Charles III ao trono, ela comenta: “É uma sucessão natural. Eu gosto dele. Será interessante ver o que ele fará como rei e o que Camilla fará como rainha consorte e também. Sinto que tem muita mudança para vir.”

Amy-Claire Leggat, 23, concorda. Segundo ela, que nasceu no País de Gales, mas vive em Londres, “não esperava nada diferente” em relação à coroação do novo rei. “Já sabemos que não será um reinado longo como da rainha. Afinal, ele já tem 73 anos. Mas acho que ele vai ser aceito pelos britânicos. Já não sei quanto aos países da Commonwealth.”

Após o pronunciamento desta tarde, Charles será proclamado rei em cerimônia no sábado (10/9), às 11h. A coroação oficial deve demorar alguns meses para acontecer, devido ao luto pela morte da rainha e aos preparativos necessários para a ocasião.

Comunicado

Charles se pronunciou pela primeira vez ainda na tarde dessa quinta-feira (8), lamentando o falecimento da soberana.

“A morte de minha amada mãe, Sua Majestade a Rainha, é um momento de grande tristeza para mim e todos os membros da minha família”, declarou, em nota publicada nos canais oficiais da família real.

“Lamentamos profundamente o falecimento de uma Soberana querida e de uma mãe muito amada. Eu sei que sua perda será profundamente sentida em todo o país, nos Reinos e na Commonwealth, e por inúmeras pessoas ao redor do mundo. Durante este período de luto e mudança, minha família e eu seremos confortados e sustentados por nosso conhecimento do respeito e profundo afeto em que a rainha foi tão amplamente mantida”, conclui a mensagem.

O novo rei da Inglaterra

Atualmente com 73 anos, Charles tinha apenas três quando a mãe se tornou rainha, onde ficou por sete décadas seguintes. Para auxiliá-lo na empreitada de assumir o trono, Charles conta com a ajuda de Camilla, com quem se casou em 2005.

Ele e a esposa foram consagrados recentemente por uma carta de Elizabeth II, que expôs o desejo de que, quando Charles subir ao trono, Camilla suba junto, como rainha consorte.