Jeffrey Lendrum, de 56 anos, foi flagrado no aeroporto internacional de Heathrow, em Londres (Inglaterra), com 19 ovos de aves raras presos na barriga. Ele havia desembarcado de um voo originário de Johannesburgo (África do Sul). O episódio ocorreu em 26 de junho, mas só agora detalhes foram revelados com o anúncio, na quinta-feira (10/1) da sentença: três anos e um mês de prisão.

Em tribunal, o irlandês se defendeu alegando que estava apenas protegendo as espécies que, segundo ele, corriam risco por causa da destruição do seu hábitat. Mas, para o juiz que cuidou do caso, não restou dúvida: Jeffrey estava contrabandeando ovos para potencializar o seu negócio ilegal de venda de aves exóticas no Reino Unido. Segundo especialistas, as aves valeriam o equivalente a cerca de R$ 500 mil.

O irlandês é velho conhecido da Justiça. Em 2015, ele foi preso aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, ao tentar embarcar Dubai (Emirados Árabes Unidos) com quatro ovos de falcão peregrino, obtidos na Patagônia (Argentina). Cada um deles valeria R$ 20 mil.

No ano seguinte, Jeffrey foi condenado a 4 anos e meio de prisão, mas acabou fugindo após ganhar o direito de aguardar em liberdade o julgamento de um recurso no Brasil, contou reportagem do "Metro".