Um adolescente de 15 anos, foi encontrado morto após ser obrigado pelos próprios pais a passar por um ritual religioso, o jejum. Segundo o jornal ‘O Popular’, em matéria publicada na última segunda-feira (28), Alexandru Radita, tinha diabetes e seus pais, evangélicos, mesmo sabendo do problema de saúde, obrigavam ele, com grande frequência, a jejuar.

 

O caso aconteceu na Romênia, mas repercutiu em todo o mundo, devido à comoção que causou. quando foi encontrado menino estava pesando apenas 17 quilos.

 

Alexandru ficou tanto tempo sem comer, que acabou contraindo uma bactéria em seu corpo e veio a falecer. Segundo portais de notícias internacionais, ele veio a falecer por fome.

 

O pai Emil, de 59 anos, e sua mãe Rodica, de 53,  impediram que o adolescente se tratasse da doença crônica que tinha. Segundo informações os dois eram fanáticos por uma Igreja Pentecostal do país europeu e que não acreditavam no tratamento da medicina. Por isso, mesmo sofrendo muito, o menino não teve nenhum tipo de tratamento médico, vindo a não sobreviver por negligência da própria família.

 

O caso gerou muita polêmica e abriu discussão mais uma vez sobre os limites entre uma religião e o prejuízo que suas crenças podem causar. Mesmo vendo o filho passando muito mal, os pais evangélicos do garoto não quiseram chamar uma ambulância. Eles oraram por cerca de duas horas seguidas. Vendo que a oração não estava surtindo efeito e que o garoto estava morrendo, Emil e Rodica, entraram em desespero e levaram o menino para um centro médico, mas aí já era tarde.

 

Curiosamente, o governo da Romênia, um ano antes da morte de Alexandru, chegou a tirar a guarda do menino dos pais. Eles entraram na Justiça e conseguiram conviver com o adolescente novamente. Ambos não acreditavam na diabetes e tinham certeza que o menor seria curado por Deus.

 

Os pais de Alexandru estão sendo processados. Ele morreu em 2013, mas apenas nessa semana o caso foi exposto na mídia.