A agência espacial Nasa divulgou imagens detalhadas do asteroide Bennu nesta quinta-feira (31). O aparelho pousou na superfície de Bennu no início de dezembro do ano passado.

O corpo celeste está em órbita entre a Terra e Marte e chegou a ameaçar o planeta. Por causa da possibilidade de atingir a Terra, foi apelidado de “asteroide do Apocalipse”. A chance disso acontecer é muito pequena, mas existe.

 

SOBRE O ASTEROIDE

 

Com diâmetro estimado em apenas 500 metros, Bennu tem a superfície rica em carbono e vai se tornar o menor asteroide já explorado por uma sonda espacial. A Osiris-Rex, que tem o tamanho de um SUV, só deve chegar à órbita do asteroide no dia 31 de dezembro, mas não vai pousar na superfície.

A sonda da Nasa deve usar um braço mecânico para recolher pelo menos 60 gramas de poeira e cascalho da superfície em 2020. O trabalho vai durar um ano. Depois as partes irão se separar e as amostras serão enviadas em um cápsula para a Terra. Segundo técnicos da agência espacial, a previsão de chegada é em 2023.