Um jovem de 18 anos morreu após parasitas se alojarem em diferentes partes do seu cérebro, de acordo com um estudo de caso publicado no "New England Journal of Medicine". O relato dos médicos do ESIC Medical College de Faridabad, em Haryana, na Índia, aponta que o paciente chegou ao pronto-socorro com inchaço no olho direito, estava tendo convulsões e apresentava perda de consciência.

 

A rara e altamente mortal ameba que vive em lagos e come 'cérebro' humano

 

O diagnóstico foi neurocisticercose, uma doença parasitária que afeta o cérebro e é causada pela ingestão de ovos de tênia (Taenia solium), popularmente conhecida como "solitária". Depois de serem ingeridos, os ovos dão origem a larvas que podem se instalar em diversas partes do corpo, incluindo os tecidos musculares e cerebrais. Uma vez alojadas, as larvas formam os cistos.

 

No caso tratado no estudo, o problema só foi identificado depois que os médicos realizaram uma ressonância magnética e viram os danos causados ??pelos cistos no córtex e no tronco cerebral do paciente, incluindo o cerebelo, que fica na parte de trás do cérebro, acima da medula espinhal.

 

Os médicos também descobriram cistos no olho direito e no testículo direito do paciente.

 

Por causa do número e localização dos cistos, os médicos decidiram não tratar o jovem com medicamentos antiparasitários. Eles poderiam agravar o sangramento cerebral e a inflamação, levando à perda de visão. Em vez disso, o paciente recebeu um medicamento chamado dexametasona, além de antiepilépticos.

 

Apesar dos esforços da equipe, o jovem morreu duas semanas após ser atendido no pronto-socorro.

 

Características da doença

 

As infecções por cisticercose ocorrem em todo o mundo, embora essas invasões de parasitas do corpo humano sejam mais recorrentes principalmente em áreas rurais de países em desenvolvimento, onde há criação de porcos e as práticas de saneamento são precárias.

 

Os sintomas dependem da localização dos cistos. A confusão mental é o único sinal do dano que ocorre quando eles estão no cérebro. Em geral, os sintomas podem aparecer meses ou até anos após uma infecção, normalmente quando os cistos começam a morrer, causando o inchaço do tecido.