Folha do ES
Dom, 15 de Dez

Home   Geral     Mundo


Confirmado primeiro caso de transmissão sexual de dengue

Confirmado primeiro caso de transmissão sexual de dengue

maioria dos doentes contrai a dengue por meio da picada de mosquitos

  Por Redação

  12.novembro.2019 às 17:37

O Hospital Ramón y Cajal, de Madri, na Espanha, diagnosticou o vírus da dengue em um jovem que se contaminou ao manter relações sexuais sem proteção com outra pessoa que havia voltado doente de uma viagem pelo Caribe.

As informações são do portal El País.

Essa é uma das primeiras infecções sexualmente confirmadas no mundo da dengue e a primeira da Europa.

Existem apenas referências na literatura científica de outro caso semelhante na Coreia do Sul. A maior parte dos casos da doença é transmitida pela picada de mosquitos.

O caso, que foi confirmado pelo Centro Nacional de Microbiologia do Instituto de Saúde Carlos III, ocorreu no início de setembro. O parceiro sexual do paciente era outro homem que havia viajado recentemente a Cuba e à República Dominicana, países onde há muitos casos de dengue. Esse caso importado havia desenvolvido sintomas compatíveis com a doença 10 dias antes.

A suspeita clínica foi confirmada pelo serviço de microbiologia do hospital de Madri e abriu novas questões sobre a origem da infecção.


Fonte: MSN

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2019 Folha do ES. Todos os direitos reservados.