Não bastasse as desavenças entre o presidente norte-americano, Donald Trump, e a ativista do clima Greta Thunberg, agora foi a vez do secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, lançar um novo golpe contra a jovem sueca nesta quinta-feira (23).

Questionado em uma coletiva de imprensa sobre o chamado de Greta para que se abandonem os combustíveis fósseis, Mnuchin disse:

"Ela é a economista-chefe?... Depois de estudar economia na faculdade, ela pode voltar e explicar isso para nós".

A piada de Mnuchin ocorreu dois dias após Trump e Greta discutirem indiretamente no Fórum Econômico Mundial, na estação de esqui suíça de Davos. Depois que Trump disse que os EUA se comprometeram a aderir à iniciativa de plantar um trilhão de árvores, Greta respondeu que corrigir a crise climática não era apenas sobre árvores.

Porém, antes de deixar Davos, Trump, pareceu demonstrar um breve sinal de paz, alegando que gostaria de ter visto a jovem ativista discursar.

Dirigindo-se à posição do governo Trump sobre o clima, Mnuchin disse que o posicionamento foi "incompreendido".

"Existe uma verdadeira má interpretação da política dos EUA. Deixe-me ser muito claro: o presidente Trump acredita absolutamente em ar e água limpos e em um ambiente limpo".