Uma equipe de cientistas na Tailândia afirma ter conseguido tratar com sucesso uma paciente com coronavírus em Wuhan, epicentro dos casos da doença. As informações são da CNN.

 

Os médicos administraram uma combinação de medicamentos antivirais, que surtiram efeito em 48 horas, segundo comunicado divulgado no último domingo. O médico do Hospital Rajavithi, em Bangcoc, Tailândia, Dr. Kriangsak Atipornwanich, disse que a paciente tratada é uma mulher chinesa de 71 anos. Ela recebeu uma combinação de medicamentos usados no tratamento de HIV e gripe.

 

O médico afirma que a paciente havia sido tratada apenas com remédios anti-HIV, porém, em função do grave estado de saúde, os medicamentos não estavam fazendo efeito. 

 

"A condição da paciente melhorou muito rapidamente, em 48 horas. E o resultado do teste também mudou de positivo para negativo dentro do mesmo período", disse Atipornwanich, em coletiva à impresa.

 

O último teste de laboratório mostrou que não há vestígios do vírus no sistema respiratório da paciente. Até semana passada, não havia registro de medicamentos comprovadamente eficazes para tratar o vírus, que segue em avanço em todo o mundo.

 

Hospitais de Pequim informaram que usam os mesmos medicamentos administrados a pacientes com HIV e Aids como parte do tratamento para o vírus em Wuhan, embora não esteja claro se tiveram o mesmo sucesso dos médicos na Tailândia.

 

Atualmente, são mais de 17 mil casos da doença provocada pelo novo vírus, com mais de 360 mortes na China e uma nas Filipinas. No Brasil, há 16 casos suspeitos, mas nenhum confirmado.