Não tentem fazer isso em casa: a bordo de um BMW X5 e com as sirenes ligadas, o policial britânico PC Paul Brown dirigiu a 196 km/h, avançou sinais vermelhos em diferentes semáforos, andou a 162 km/h em uma via cuja velocidade máxima era de 50 km/h e andou longos trechos na contramão. Tudo isso para chegar a tempo na reunião escolar de seu filho, na cidade de Norwich, leste da Inglaterra.

 

Por incrível que pareça, Brown, de 48 anos, foi absolvido de todas as infrações de trânsito. A justificativa? Ele trabalha como instrutor de direção da polícia britânica e alegou que estava realizando um "treinamento" de suas habilidades ao volante.

Em sua defesa, Brown explicou que realizou o percurso de 27 quilômetros de maneira agressiva como uma autoavaliação em prol de seu "desenvolvimento profissional". Ele também afirmou que havia comentado previamente com os seus colegas que realizaria o teste.

Durante o julgamento, foram exibidas cenas captadas por câmeras de segurança que mostravam o BMW X5 percorrendo as vias em alta velocidade e os carros que trafegavam pelo local dando passagem ao SUV. Para piorar, o BMW não tinha pintura oficial da polícia.

Responsável pelo processo, a magistrada Anne Walker concluiu que deveria absolver o policial de todas as 11 acusações de infrações de trânsito. Afinal, não há uma legislação clara sobre como os instrutores de direção devem realizar seu treinamento de aperfeiçoamento.

Apesar disso, Walker reforçou que a polícia britânica deve estabelecer procedimentos claros para que casos bizarros como aquele não se repitam.