Hoje em dia, a categoria que mais ganha mercado é a dos SUVs. Todo fabricante quer ter um representante nesse segmento, sendo que alguns, inclusive, estão apelando e promovendo hatches pequenos a utilitários esportivos.

Mas, na minha modesta opinião, ainda prefiro um bom sedã como carro de uso diário. Felizmente, muitos também pensam assim e a categoria (ainda) continua forte, algo que já não acontece com as peruas, cada vez mais raras em nossas ruas.

Aqui no Brasil, quando falamos em sedãs médios, dois nomes fortes são lembrados pela maioria: Corolla e Civic. Os modelos das japonesas Toyota e Honda, respectivamente, dominam o mercado nacional, e nos últimos 20 anos deixaram apenas as sobras para os concorrentes. Alguns carros nacionais até conseguem ou conseguiram brigar com eles, mas na minha percepção, essas brigas são pontuais e não duram por muito tempo.

E quando vamos para o mercado de usados, minha especialidade, eles deitam e rolam. É impressionante a quantidade de Corollas e Civics que me pedem para procurar ou avaliar.

Sem nenhum fanatismo por eles ou desprezo pelos outros, resolvi dedicar essa coluna aos dois e colocar minha opinião para ajudar quem está na dúvida entre um e outro, geração por geração. Ficou de fora a 12ª (e atual) geração do Corolla, pois não tem representatividade no mercado de usados por ter sido lançada há pouco tempo.

Corolla 11ª geração (pós-facelift) vs Civic 10ª geração

+ Design: Corolla 0 X 1 Civic Enquanto o Civic é um dos mais belos sedãs da atualidade, o Corolla ganhou um para-choque feioso que o deixa bem para trás em design

+ Mecânica:Corolla 0 X 2 Civic O motor 1.5 turbo com injeção direta da versão mais cara do Civic o coloca em pé de igualdade com a tendência de motores menores, porém mais potentes e econômicos.

+ Dirigibilidade: Corolla 0 X 3 Civic O Civic continua imbatível nesse ponto e passa mais prazer para o motorista.

+ Segurança: Corolla 1 X 4 Civic Como não poderia deixar de ser, agora ambos têm pacotes completos de segurança.

+ Conforto: Corolla 2 X 5 Civic O reconhecido conforto do Corolla se manteve, mas o Civic me parece tão bem acertado quanto.

+ Porta-malas: Corolla 2 X 6 Civic Finalmente o Civic passou a ter um porta malas maior que o Corolla.

+ Mercado: Corolla 3 X 7 Civic Se no mercado de novos o Corolla é líder isolado, no de usados a procura continua sendo parelha entre eles. Assim como nas outras gerações, não terão problemas no futuro e continuarão tendo preferência de escolha na categoria dos sedãs médios.

+ Mercado: Corolla 3 X 7 Civic Se no mercado de novos o Corolla é líder isolado, no de usados a procura continua sendo parelha entre eles. Assim como nas outras gerações, não terão problemas no futuro e continuarão tendo preferência de escolha na categoria dos sedãs médios.