Folha do ES
Qui, 9 de Abr
HECI Páscoa

Home   Geral     Mundo


A Rússia vai liberar leões nas ruas para forçar as pessoas a ficarem em casa?

A Rússia vai liberar leões nas ruas para forçar as pessoas a ficarem em casa?

Uma imagem com essa notícia foi bastante compartilhada nas redes sociais

  Por Redação

  23.março.2020 às 15:06Atualizado em 23.março.2020 às 15:26

A notícia surgiu na segunda quinzena de março de 2020 e foi bastante compartilhada nas redes sociais. De acordo com o texto, que vem acompanhado de fotos, o presidente da Rússia teria enviado 800 leões e tigres para patrulhar as ruas de todo o país.

A iniciativa do governo russo, segundo o texto, teria como objetivo forçar as pessoas a ficarem em suas casas para evitar o contágio pelo coronavírus

Texto de uma das versões que acompanham as imagens:

Algumas pessoas questionaram por que na Rússia não estão infectadas com o novo coronavírus? Para controlar a propagação do vírus, a Rússia enviou 800 leões e tigres para patrulhar as ruas de todo o país. Você escolhe ficar em segurança em casa ou escolhe sair e ser comido por tigres e leões

No dia 22 de março de 2020, o site de língua inglesa Gossip publicou uma notícia afirmando que o presidente Vladimir Putin, da Rússia, teria liberado 800 leões e tigres na rua do país para forçar os russos a ficarem em suas casa.

Acontece que não há nenhuma prova de que isso tenha mesmo acontecido!

Uma busca reversa pelas imagens dos leões usadas para ilustrar essa história nos mostra que a foto dos três leões deitados em uma estrada, na frente de três automóveis, foi tirada durante um safári no parque Kruguer – na África do Sul.

Quanto à outra imagem, que mostra um leão caminhando no meio de uma rua, trata-se de um caso ocorrido em 2016, em Joanesburgo (África do Sul). Na época, o leão, chamado Columbus, estava estrelando uma produção cinematográfica local sem que a produtora tivesse notificado as autoridades, o que deixou os moradores locais assustados.

As gravações nem chegaram a ser finalizadas, tamanho foi o susto que o animal causou na vizinhança.

Em abril de 2016, essa mesma foto voltou a circular como sendo de um animal que teria escapado do zoológico no Japão, após um terremoto ocorrido no país.

Conclusão

Não há nenhuma prova de que o presidente da Rússia tenha colocado 800 leões e tigres nas ruas para forçar os russos à quarentena!


Fonte: R7

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2020 Folha do ES. Todos os direitos reservados.