Uma cena rara e emocionante mostra representantes de dois povos unidos em oração: são dois paramédicos, um judeu e outro muçulmano, juntos durante o trabalho no combate ao novo coronavírus. O encontro faz parte da trégua “milagrosa”.

Avraham Mintz e Zoher Abu Jama tinham acabado de responder a uma ligação de uma mulher de 41 anos com problemas respiratórios na cidade de Be’er Sheva, no sul de Israel.

Em meio ao trabalho, havia um homem de 77 anos e mais ligações pela frente. No fim da tarde, Mintz e Abu Jama perceberam que talvez fosse o único intervalo do turno e os dois integrantes do Magen David Adom (MDA), serviço de resposta a emergências de Israel, fizeram uma pausa para orar.


Viral

Uma foto dos dois homens tirada por um colega de trabalho rapidamente se tornou viral, conquistou milhares de curtidas nas mídias sociais e apareceu na cobertura da mídia internacional.

Um usuário respondeu no Instagram:

“Tenho orgulho de todos os serviços de resgate, não importa de que comunidade ou religião.”

No Twitter, outro usuário disse: “Uma luta! Uma vitória! Vamos nos unir”.

“O fato de ser simples o torna tão poderoso. Acredito que Zoher, eu e a maioria do mundo entendemos que temos que levantar a cabeça e orar. Isso é tudo o que resta”, disse Mintz à CNN.

Trégua

A pandemia, que provocou uma trégua no Oriente Médio, uniu na semana passada na mesma mesa, palestinos e israelenses, um encontro pacífico que há anos nações e entidades do mundo todo buscavam, sem sucesso.

Juntos, representantes dos dois lados criaram um gabinete comum de operações para combater pandemia.