No meio da pandemia do coronavírus, outro pesadelo atingiu os americanos: foi registrada pela primeira vez nos EUA a presença de vespas asiáticas gigantes, que ganharam a reputação de assassinas. Contribui para isso um vídeo em que uma dessas vespas mata um rato em menos de 1 minuto. A atenção da mídia americana ao inseto invasor tem sido grande. Nas redes sociais chegou até a circular a teoria de que a chegada das vespas foi prevista pelo desenho animado "Os Simpsons". Um episódio de 1993 mostra "insetos assassinos", que acabaram se infiltrando em carga importada do Japão, chegando aos EUA.

Porém, recentemente, um vídeo acabou dando "alento" à população. Nas imagens, um louva-a-deus devora a cabeça e o cérebro de uma vespa asiática, como desfecho de um rápido embate. A ação fez o louva-'a-deus ser chamado de "herói" nas redes sociais e chegar ao trending topics do Twitter nos EUA na última quinta-feira (7). As vespas asiáticas foram vistas inicialmente no estado de Washintgon, na Costa Oeste dos EUA. Especialistas disseram, segundo o "Washington Post", que é questão de tempo para que elas cheguem à Costa Leste.

Assista ao vídeo abaixo:

A vespa gigante é responsável por cerca de 50 mortes todos os anos no Japão. Há vítimas também fora do país oriental. No último domingo, o apicultor Daniel García Durval, de 54 anos, morador de Santiago de Compostela (Espanha), morreu ao ser atacado. O inseto gigante, que pode passar de 5 centímetros de comprimento, também é conhecido por dizimar colmeias de abelhas.

O louva-a-deus, por sua vez, é conhecido como um grande caçador, comendo abelhas, mariposas, besouros, grilos e até pequenos pássaros. Porém, geralmente, ele não é páreo para a vespa gigante, que costuma atacar em grande número.