Nesta quinta-feira (25), o vendedor ambulante teve a sua mercadoria confiscada por guardas municipais, e recebeu jatos contendo spray de pimenta nos olhos. A maneira ostensiva com a qual os agentes agiram diante do camelô está dividindo opiniões entre os internautas nas redes sociais, após as imagens serem replicadas de maneira viral.

Conforme consta nos registros, a atitude dos guardas foi considerada incompatível e desproporcional com a operação, uma vez que o camelô possui dificuldade de locomoção. Por ser acometido por uma deficiência, precisa do auxílio de muletas para conseguir se locomover, o que não justificaria o uso dos jatos de spray de pimento, recomendáveis apenas para a dispersão de multidões ou imobilização de eventuais agressores.

As imagens foram inicialmente publicadas em uma página no Facebook intitulada Olá Niterói. O vídeo foi gravado por uma moradora da região que, indignada com a forma truculenta com a qual o homem estava sendo tratado, sacou o seu aparelho celular e começou a fazer os registros.

 

Nas imagens, os agentes aparecem recolhendo todas as mercadorias que o vendedor estava comercializando. Na sequência, avançam em sua direção e começam a disparar o spray. Neste momento, muitas pessoas ao redor vaiam a atitude dos guardas.