O Relógio do Clima iniciou a contagem regressiva para uma crise climática global, com um total de 7 anos, 102 dias e 12 horas restantes.

Este relógio é uma forma de alertar os governos do mundo sobre a crise climática que está se agravando.

O Relógio do Clima, inaugurado neste sábado no Union Square Metronome de Nova York e é o primeiro de uma série que será instalada em diferentes cidades do mundo, permanecerá apenas durante a Semana do Clima.

“O relógio nos diz que devemos agir agora. Temos pouco mais de 7 anos para conseguir uma transição fundamental do nosso sistema energético (...) para evitar que a temperatura suba 1,5 graus, que os cientistas estabeleceram como um ponto sem volta "diz Gan Golan, um ativista do clima.

Caso o mundo ultrapasse 1,5 grau, as chances de parar o aquecimento e as catástrofes climáticas serão quase nulas.

 

Inspirado no Relógio do Juízo Final

O relógio do clima, que já teve versões lançadas em Berlim (Alemanha) e em Paris (França), foi inspirado no Relógio do Juízo Final (Doomsday Clock), mantido pelo Bulletin of the Atomic Scientists da Universidade de Chicago. O dispositivo simbólico, lançado em 1947, marca o tempo restante para a destruição do mundo por uma guerra nuclear.

Segundo os criadores, a inspiração para a ação também veio do National Debt Clock, igualmente instalado em Nova York. O relógio da dívida nacional mede os níveis correntes da dívida do governo dos Estados Unidos.

A previsão é de que a contagem para o colapso climático seja exibida no Metronome até o próximo domingo (27), mas os artistas estão tentando encontrar um outro local para a sua instalação permanente. A contagem também pode ser acompanhada pelo site do relógio do clima.