Em 26 de janeiro, o Ministério da Saúde da República Eslovaca recebeu uma solicitação do Especialista-chefe em Infectologia do Ministério da Saúde eslovaco, prof. Ivan Schréter, para a autorização do grupo do medicamento não registado Ivermectina para as necessidades de instalações médicas na República Eslovaca.

O Ministério da Saúde concedeu essa licença para o uso terapêutico do medicamento por um período de 6 meses. A licença é válida para instalações hospitalares e clínicas. A principal indicação da ivermectina é a profilaxia e o tratamento de pacientes com covid-19. Além dos hospitais, o remédio também estará disponível em farmácias de prescrição.

Segundo o Ministério da Saúde da República Eslovaca, a ivermectina é um antiparasitário que também possui propriedades antivirais e anti-inflamatórias muito fortes na covid-19. Isso é corroborado por um número crescente de estudos que apontam para sua eficácia não apenas em modelos in vitro e animais, mas também em muitas aplicações clínicas de centros e países ao redor do mundo, diz o Ministério.

 

A Ivermectina já foi registrada em vários países, como França, EUA, Suécia e Noruega, de acordo com o governo eslovaco.

Segundo Zuzana Eliášová, porta-voz do Ministério da Saúde da República Eslovaca, em 19 de fevereiro, milhares de doses de ivermectina começaram a chegar à Eslováquia. As entregas acontecem gradualmente.