Em um vídeo que circula pela internet é possível ver um oficial da polícia britânica encerrando uma missa que não atendia às exigência básicas contra a Covid-19. O caso aconteceu na sexta-feira (2/4) em Balham High Road, no sul de Londres.

 

 

“Senhoras e senhores, esta reunião é ilegal devido às leis estabelecidas durante a quarentena. Não é permitido reunir essa quantidade de pessoas neste lugar. Vocês precisam voltar agora mesmo para suas casas. Se não acatarem, receberão multa de 200 libras e se não a pagarem, podem ser presos. Entendemos que é Sexta-feira Santa e é a fé de vocês, mas essa reunião é ilegal”, disse o policial.

 

 

 

Veja vídeo:

 

 

 


 


 

 

 

A Polícia Metropolitana de Londres informou à BBC, em nota, que alguns fiéis estavam sem máscara e sem o distanciamento exigido para evitar o contágio pelo Sars-CoV-2.

 

 

“Estamos particularmente preocupados com o risco de transmissão do vírus como resultado de grandes reuniões internas nas quais as pessoas não estão socialmente distantes e algumas não usam máscaras. Como tal, os oficiais tomaram a decisão de que não era seguro para aquele serviço continuar”, disse o comunicado.

 

 

O dirigente da igreja, por sua vez, retrucou a nota afirmando que os agentes se excederam ao encerrar a solenidade. “Acreditamos, no entanto, que a polícia excedeu brutalmente seus poderes ao emitir seu mandado sem uma boa razão. Lamentamos que os direitos dos fiéis tenham sido prejudicados em um dia tão importante para todos os crentes e que nossa adoração tenha sido profanada.”

 

 

 

As cerimônias e os cultos religiosos são permitidos em Londres, mas sob a orientação do governo. O número permitido em qualquer serviço é determinado por uma avaliação de risco do local onde o evento é realizado.