O Presidente Biden dos Estados Unidos disse que vai direcionar um lote de 60 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, para outros países assim que a quantidade encomendada chegar. Entre eles, os vizinhos México e Canadá. Ele não disse claramente se o Brasil vai estar entre os países beneficiados.

Biden também anunciou que vai formar parceria com lojas para incentivar as pessoas que a se vacinarem, com descontos e promoções. É uma linha semelhante à adotada pelo governador de Nova Jersey, que anunciou acordo com bares para distribuir cerveja de graça a quem tomar vacina em maio de 2021.

Nesta terça-feira (4) ele apresentou uma nova meta da imunização contra o coronavírus nos EUA. Quer vacinar com ao menos uma dose 70% da população adulta do país até 4 de julho, o Dia da Independência americana.

As metas anteriores da Casa Branca, como aplicar 200 milhões de doses até o fim de abril, foram atingidas.

Ele disse que o desafio agora é retomar o ritmo rápido da imunização contra o coronavírus. Na semana passada, no primeiro discurso ao Congresso, Biden reforçou o pedido aos americanos para que se vacinem.

Estima-se que 56% da população adulta dos EUA tenha recebido ao menos uma dose das vacinas. Considerando o regime de 2 doses exigidos para a maioria de imunizantes, a estimativa é de que 32% dos adultos tenham completado a vacinação.

Neste ritimo, serão necessárias 965 mil vacinas aplicadas por dia como primeira dose, sendo que seria duas vezes maior do que o suficiente para se chegar a 4 de julho, com 70% da população adulta vacinada.

Os EUA adotam três vacinas aprovadas na campanha contra a Covid-19: Pfizer/BioNTech, Moderna e Johnson & Johnson (Janssen), essa última, a única a ser adotada em regime de dose única.

Ao anunciar a meta, Biden reconheceu que o ritmo da vacinação nos EUA diminuiu em relação com as semanas anteriores: entre março e abril, o volume de doses aplicadas se aproximava dos 3 milhões por dia.

Essa diminuição se deve por porque algumas pessoas têm achado o processo muito “confuso” e porque os mais jovens acreditam estar menos vulneráveis à infecção. Biden anunciou um novo site ligado ao governo americano, que indica às pessoas os locais de vacinação contra o coronavírus e dá outras informações.