O mar é um dos lugares que traz mais paz para as pessoas, afinal quem não gostaria de ficar horas e horas em uma cadeira de praia olhando para aquela imensidão azul que traz sensação de paz e tranquilidade?

Porém, algumas vezes o mar pode assustar por conta de sua tonalidade que pode mudar bruscamente do dia para a noite. Foi o que aconteceu no litoral da cidade de Akatu, que faz divisa com o mar Cáspio e que fica no Cazaquistão. Do nada o mar se transformou em ‘sangue’ e ficou vermelho em meio a uma camada de neve, assustando ainda mais os moradores locais. As fotos foram compartilhadas nas redes sociais levantando dúvidas e medos nos internautas, mas tudo pode ser explicado pela ciência.

A razão desse fenômeno sobrenatural nada mais é do que a concentração massiva de algas diatomáceas, que vivem em oceanos de águas geladas. Quando elas se concentram em massa, elas ficam vermelhas, o que pode dar a aparência de um cenário apocalíptico.

A situação é tão normal que o Departamento de Ecologia de Mangistau falou que essa tonalidade avermelhada desse oceano é um fenômeno natural e muito comum.

Segundo o jornal Daily Star, essa ação das algas não está ameaçando em nada a vida de pessoas, muito menos de peixes que possam entrar em contato com elas.