Folha do ES
Ter, 26 de Out
HECI

Home   Geral     Mundo


Anvisa autoriza testes de mais uma vacina contra covid

Anvisa autoriza testes de mais uma vacina contra covid

Imunizante desenvolvido por empresas dos EUA, Índia em parceria com o Senai Cimatec da Bahia está na fase 1 de ensaios clínicos

  Por Keila Brito

  26.agosto.2021 às 14:10

Uma nova vacina contra covid-19 desenvolvida por laboratórios dos Estados Unidos e da Índia, em parceria com o Senai Cimatec (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) da Bahia, obteve autorização de testes em humanos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) nesta quinta-feira (26).

O estudo é de fase 1 e será feito com 90 voluntários adultos saudáveis, com idades entre 18 e 55 anos. O trabalho será conduzido no Hospital da Bahia, em Salvador.

Este é o 13º ensaio clínico de uma vacina anticovid autorizado no Brasil pela Anvisa.

Nos Estados Unidos, outros 78 voluntários vão participar desta fase de teste, que verifica a segurança e o regime de dose.

"A vacina será avaliada em um cronograma de dose única e duas doses com intervalos diferentes. O primeiro grupo receberá duas doses com intervalo de 29 dias. Já o segundo grupo receberá duas doses com intervalo de 57 dias. O terceiro grupo de voluntários receberá uma dose única da vacina. Serão avaliados três níveis de dose (1 μg, 5 μg ou 25 μg) no ensaio clínico aprovado", acrescenta a agência reguladora em nota.

A vacina é baseada em uma tecnologia de RNA replicon (repRNA) auto amplificante, capaz de codificar a proteína spike do coronavírus causador da covid-19.

Induzir resposta imune a esta proteína é o alvo da maioria das vacinas anticovid, já que a spike é responsável pela ligação do vírus com receptores nas células humanas.

O projeto da vacina é da empresa norte-americana HDT Bio Corp. da indiana Gennova Biopharmaceuticals e tem apoio do MCTI (Ministério de Ciência e Tecnologia) brasileiro, por meio do Senai Cimatec da Bahia.


Fonte: R7

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2021 Folha do ES. Todos os direitos reservados.