Cerca de quatro mil peregrinos chegaram ao município de Anchieta, no Sul do Espírito Santo, neste domingo (23), após quatro dias de caminhada. Eles participaram da 22ª edição dos Passos de Anchieta.

O evento começou na quinta-feira (20), na Catedral Metropolitana de Vitória, com a saída dos fiéis após a missa de abertura. Eles percorreram cerca de 100 quilômetros durante quatro dias até chegarem ao Santuário Nacional de Anchieta, neste domingo (23), quando aconteceu o encerramento da Festa Nacional de São José de Anchieta.

O trajeto é o mesmo que foi realizado pelo padre, hoje São José de Anchieta. A caminhada é um evento de fé, peregrinação e também de lazer e turismo, sendo um dos maiores do segmento no Estado.

A artesã Edir Dutra fez parte da caminhada pela segunda vez, ao lado da irmã. Este ano, elas só participaram nos últimos dois dias, mas acreditam que a missão foi cumprida.

“Acho que valeu pela experiência, pela intenção. No caminho, a gente encontra muitos amigos, ouve muitas histórias interessantes. Vi pessoas cantando, rezando, pessoas sozinhas, em silêncio. O que mais me tocou foi ver um grupo de umas 15 ou 20 pessoas, na chegada. Eles se abraçavam e choravam muito, não tinha como não se contagiar. Depois, havia uma fila enorme e o padre na porta da igreja, abençoando um por um. Na hora que ele fazia o sinal da cruz na testa da gente era indescritível, não tinha como as lágrimas não descerem”, disse.