A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim concluiu a reforma do calçadão da avenida Beira Rio. As intervenções foram realizados no trecho entre o acesso à rua Bernardo Horta até o ponto em frente ao Teatro Municipal Rubem Braga, onde foram instalados aparelhos de academia, para uso gratuito, por meio do projeto Espaço Viva Mais.

 

A revitalização do calçadão possibilita melhores condições para pedestres e praticantes de atividades físicas. Houve aplicação de granilite no calçadão – material mais apropriado para a prática de caminhada que o antigo piso de pedras portuguesas -, recuperação dos guarda-corpos, melhorias na iluminação e intervenções de jardinagem e paisagismo.

 

A área do Espaço Viva Mais recebeu obras de drenagem, com a reposição de manilhas. Além disso, foi feita uma pequena plataforma elevada, em que profissionais de educação física poderão se colocar para dar instruções a alunos, durante atividades ao ar livre.

 

O calçadão também ganhou melhorias em acessibilidade com a construção de três rampas de acesso ao longo da via, em frente às faixas de pedestres, e colocação de piso tátil (faixa em alto-relevo que auxilia na locomoção).

 

Foi feito, ainda, um painel artístico na cabeira da ponte de pedestres Rosalina Despoli, embelezando ainda mais o espaço.

 

A moradora Lucimar Batista Silva elogiou a reforma do local. "Todo dia, de manhã, eu corro aqui na Beira Rio e posso dizer, com toda certeza, que esta reforma era o que precisávamos. Além de estar lindo, o novo calçadão também vai proteger nossa saúde, porque com aquelas pedrinhas e os buracos, tínhamos mais chance de nos machucar. Agora, sei que muitas pessoas ficarão mais animadas para fazer exercícios. Toda essa revitalização ficou muito boa, estou feliz", comentou.

 

"Sabemos da importância desse espaço para muitas pessoas e o quanto o antigo piso, feito com pedras portuguesas, era incômodo e até perigoso. Por isso, precisamos celebrar essa conquista. Além de alavancar a prática de esportes, essa revitalização favorecerá, também, a região comercial adjacente, atraindo famílias para curtir esse novo espaço, podendo, assim, fomentar o crescimento econômico. É todo um conjunto que coopera para o desenvolvimento da nossa cidade", ressalta o prefeito Victor Coelho.