O Curso de Formação de Guarda-vidas (CFGV) tem o objetivo de habilitar civis para atuarem como guarda-vidas, realizando o serviço de prevenção e salvamento aquático em diversos ambientes (praias, piscinas, cachoeiras, lagos, lagoas, entre outros).

Neste ano, em virtude da pandemia do COVID-19, o CFGV será disponibilizado nas unidades localizadas nos municípios de Vitória, Serra, Linhares, Cachoeiro do Itapemirim, São Mateus e Aracruz, podendo ser estendido aos demais municípios, caso haja demanda para isso.

O CFGV é padronizado em todas as unidades em que ele é disponibilizado, sendo assim, independente do local onde for realizado o curso, as instruções e as provas serão as mesmas. Para inscrever-se, é necessário ler atentamente as informações que serão disponibilizadas em edital CFGV 2020.

 

O curso terá duração de quatro semanas, nas quais os alunos terão atividades teóricas e práticas, no período de 7h às 12h, totalizando 100 horas de instrução, podendo ser adaptado esse cronograma, conforme conveniência da unidade do CBMES responsável pela realização do curso. Ao final de cada semana, será aplicado uma prova avaliativa referente aos conteúdos ministrados naquela semana.

 

Ao final do curso, os formandos que atingirem o índice mínimo exigido, serão considerados aptos e receberão um certificado digital com validade de um ano, prorrogável por mais dois anos, desde que seja realizada a revalidação anual.

 

O certificado permitirá ao guarda-vidas atuar em todo o Espírito Santo. A relação dos guarda-vidas habilitados constará em um banco de dados que estará disponível no site do CBMES para acesso e consulta dos interessados.

“A intenção do curso é a padronização do CFGV, bem como das técnicas a serem utilizadas em ocorrências de salvamento aquático”, relatou a capitã Gabriela, coordenadora do CFGV no Comitê de Desenvolvimento de Atividades Aquáticas (CDAA) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo.

 

Curso de Formação de Guarda-Vidas 2020 – CFGV 2020

 

Inscrição CFGV: Deverá ser realizada pelos candidatos, dentro do período estipulado no Quadro A, através do link http://sisaqua.cb.es.gov.br/. Além de se inscrever no Sisaqua, todos os guarda-vidas devem ser cadastrados no SIAT. Aqueles que não possuem cadastro poderão criar o seu login seguindo este passo-a-passo. (O pagamento do DUA passa a ser feito somente após a aplicação do TAF; o candidato emitirá o DUA no ato de inscrição, mas pagará somente após aprovação no TAF).

 

Orientações para imprimir a TAXA: Baixar OrientaçõesSite do SEFAZ.

 

Convocação para o TAF: Os locais, datas e horários de aplicação do TAF serão divulgados em até cinco dias úteis que antecedem a prova, no site do CBMES.

 

TAF do CFGV: Os candidatos deverão comparecer aos locais indicados prontos e em condições para elaboração dos TAF. Os itens cobrados no TAF podem ser vistos no edital CFGV 2020. As datas do TAF estão previstas na tabela “A”.

 

Entrega de documentos na OBM: Nos dias previstos na Tabela A, de 13h às 17h, os candidatos deverão entregar os seguintes documentos para serem conferidos e arquivados na OBM: ficha de inscrição preenchida e assinada; cópia do documento com foto (RG ou CNH); termo de aceite assinado (será disponibilizado pelo CEIB no site), comprovante do pagamento de DUA (o candidato deverá efetuar o pagamento apenas após ter sido aprovado no TAF);

 

Resultado do TAF e matrícula dos candidatos: Será divulgado no site do CBMES em até 05 dias úteis antes do início do curso, juntamente com a data, horário, local de apresentação dos candidatos aprovados para o 1º dia de curso. Os candidatos reprovados não poderão realizar o CFGV.

 

CFGV: A data do curso seguirá conforme a tabela A.

 

Avaliação CFGV: Os itens cobrados nas avaliações do CFGV estão disponíveis neste link Provas CFGV

 

Emissão de certificado: A data de emissão dos certificados será única, com a data de 30 de novembro de 2020. Caso a Unidade tenha interesse de retirar o certificado antes dessa data, deverá informar o CEIB tempestivamente. Para imprimir o certificado basta seguir este passo-a-passo.