Uma série de denúncias contra a Superintendência Estadual de Educação de Cachoeiro de Itapemirim (SRE) têm deixado envergonhados os profissionais de Educação do município. Postagens nas redes sociais revelam crimes de prevaricação, atos de subserviência e até mesmo libidinagem na gestão de uma área fundamental para pais e alunos da rede de ensino estadual.

Segundo consta nas denúncias (abaixo), a superintende de educação de Cachoeiro, Celeida Chamão de Medeiros, estaria favorecendo “protegidos” e burlando os editais de contratação do Estado. Supostos “amigos” teriam sido sobrepostos a candidatos melhores avaliados segundo os editais.

Ainda segundo as postagens, um servidor da Superintendência estaria se aproveitando do cadastro da instituição para assediar candidatos homens.  A denúncia teria chegado ao alto escalão do Estado, que ainda não se manifestou publicamente sobre o assunto, apesar de o tema estar deixando inquietos os profissionais da Rede.

Nas postagens, fica latente o descaso a os maus tratos dispensados pelo servidor de nome João aos professores em designação temporária. Também a gestão da Superintendente Celeida é considerada como arrogante e tendenciosa, beneficiando, inclusive, parentes da secretária de Educação do prefeito de Cachoeiro, Vítor Coelho.

É a segunda vez que Celeida, que não tem qualquer interlocução com o professorado, é colocada no cargo pelo governador Renato Casagrande. O desgaste pode atrapalhar os planos do governador, que tem tentado cooptar os professores com dinheiro para compra de computadores usando recursos que já eram de direito dos professores. 

O caso, provavelmente, será levado às esferas judiciais, uma vez que o município de Cachoeiro não merece mais essa vergonha.