Um bando de andorinhas tem tornado mais difícil o lazer de moradores e negócios de comerciantes do bairro Aquidaban, em Cachoeiro de Itapemirim, Sul do Espírito Santo.

Todos os dias, às 18h, as aves tomam conta da quadra de esportes da praça do bairro, fazendo muito barulho e sujeira. Segundo os moradores, a chegada das aves "expulsa" quem quer usar o local para lazer.

Por causa dos pássaros, crianças e adolescentes são obrigados a dividir o espaço que sobra na praça para brincar, conversar e praticar esportes.

"Está horrível, porque a gente não consegue mais jogar futebol. Depois que começou essa sujeira dentro da quadra, que pode trazer doenças para a gente, não estamos jogando e não dá para fazer mais nada", relatou o estudante Samuel Santana.

E não é apenas a população que está sendo prejudicada pela invasão das andorinhas. Os comerciantes da região também afirmaram que com a queda nas atividades de lazer da praça, o movimento diminuiu e as vendas caíram.

Segundo Marcelo Ferri, dono de uma panificadora do bairro, o bando chegou ao local pela primeira vez em março de 2020. Depois, em junho do mesmo ano, foi embora. No final de dezembro, no entanto, elas voltaram e, dessa vez, em um volume muito maior.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente disse que elaborou um parecer técnico sobre a situação e encaminhou para a Secretaria de Esportes, responsável pelo local.

A pasta de Esportes, por sua vez, informou que aguarda o fim do ciclo migratório das andorinhas, previsto para setembro, para instalar redes de proteção na quadra.