Desde o início da campanha de vacinação antirrábica, no dia 12 de julho, a equipe da Unidade de Vigilância de Zoonozes (UVZ), da Secretaria Municipal de Saúde de Linhares, já imunizou 6,5 mil animais no interior de Linhares. A meta é vacinar 12 mil cães e gatos até o próximo dia 23 de outubro.

Já na próxima semana, será iniciada a imunização com os pets das localidades do distrito de Córrego Farias.

"Estamos avançando com a imunização e nossas equipes já vacinaram mais de 50% dos animais no interior. Nosso objetivo é garantir que todos os cães e gatos da zona rural sejam imunizados até o final da campanha”, destacou o Assessor Técnico Vigilância Ambiental, Sérgio Lubiana.

Ainda, conforme Lubiana, o Dia D de Vacinação contra a doença está previsto para o próximo dia 23 de outubro, e acontece nos postos de vacinação dos bairros. Devem ser imunizados cerca de 30 mil animais, entre cães e gatos no interior e na zona urbana do município.

São vacinados cães e gatos a partir do terceiro mês de vida. As fêmeas, que estejam prenhes ou amamentando, também podem ser vacinadas. Os proprietários devem apresentar carteira de vacinação e caso não tenham, receberão uma no ato da vacinação. Animais doentes ou em tratamento não devem ser vacinados, podendo assim receber a vacina quando encerrar o tratamento. 

Vacinação na sede

Moradores da sede do município, que pretendem imunizar seu animal de estimação, podem se dirigir à Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), no bairro Três Barras. O atendimento acontece de terça a quinta-feira, das 7h30 às 16 horas. Não é mais necessário realizar agendamento. No local, é obrigatório o uso de máscara.