Uma das principais notícias em relação a mobilidade urbana no município de Colatina é a desativação dos mais de dois quilômetros da ciclofaixa ao longo do bairro São Silvano que teve início nesta quarta-feira (8). O anúncio que a ciclofaixa seria retirada foi feito no dia 17 de agosto, e na data, a administração municipal revelou que a pintura ocorreria no mês de setembro.  

A Prefeitura fez um acordo com o Ministério Público e decidiu acabar com a ciclofaixa, instalada ano passado pelo então prefeito Sérgio Meneguelli, cujo investimento na ocasião custou R$ 250 mil aos cofres públicos. Agora, para remover o percurso, segundo o atual secretário municipal de Trânsito, coronel Ferrari, a estimativa é gastar R$ 75 mil. 

O primeiro passo foi retirar as placas de sinalização, com isso, ocorreu a liberação de 60 vagas de estacionamento para motos e cerca de outras 100 para carros. 

A ciclofaixa começou a ser construída no início do ano passado, em meio a muitas polêmicas. O Ministério Público mandou suspender o serviço até que a Prefeitura apresentasse um plano de viabilidade. O município, na época, assinou Termo de Ajustamento de Conduta e a demarcação da faixa dos ciclistas foi concluída em dezembro, investimento que também contemplava algumas ruas no centro da cidade.