Uma bicho-preguiça e o filhote dela foram flagradas atravessando uma estrada na zona rural de São Mateus, Norte do Espírito Santo.

De acordo com o Capitão Fabrício, comandante da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, policiais estavam na região, na última sexta-feira (24), para verificar denúncias de crimes ambientais quando viram o animal carregando o filhote.

 

"Eles pararam para garantir a travessia segura dos animais. Ainda bem que foi durante o dia e passamos no local na hora. Se fosse durante a noite, ela poderia ser atropelada por condutores que costumam passar pelo local em alta velocidade", disse o capitão.

A orientação da PM é que, ao se deparar com situações como essa, a pessoa evite causar estresse ao animal.

"Não grite. Não o assuste. Procure sempre ajudar, interferindo minimamente. Dentro do possível, zele para que ele possa fazer a travessia em segurança. Sinalize o ambiente, visando a sua segurança, a do animal e a dos demais usuários da via", disse.

O capitão disse ainda que o ideal é não colocar as mãos no animal.

"Faça o manuseio somente em último caso e só o faça caso tenha o conhecimento mínimo necessário para tal. Não se esqueça de lavar sempre as mãos caso tenha tocado o animal", orientou.