A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que o número de doadores de sangue de um país seja de 3% a 5% do total da população. No Brasil, porém, de acordo com dados do Ministério da Saúde, este índice é abaixo de 2%. 

Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da ação e estimular a doação de sangue, no dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. 

Devido à proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano e feriados prolongados, o mês foi escolhido por anteceder um período de estoques baixos nas instituições de hemoterapia do Brasil. 

HOMENAGEM AOS DOADORES DE SANGUE

No Hemocentro Regional de Colatina, os voluntários que doarem sangue nesta quinta-feira (25), serão presenteados com uma camisa alusiva à data. É bom lembrar que no dia a dia, a unidade já oferece um lanche aos doadores, seguindo todos os cuidados e higienização necessários contra o coronavírus. 

Os voluntários podem comparecer ao Hemocentro, que fica na rua Cassiano Castelo, no Centro, em qualquer dia útil da semana. A coleta de sangue é feita de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h20.

REQUISITOS PARA DOAÇÃO DE SANGUE.

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente. O processo para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, pois o material usado na coleta do sangue é descartável, eliminando qualquer possibilidade de contaminação.

Para doar sangue, é necessário estar em bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:

– Estar alimentado e evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue;

– Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas;

– Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

– Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;

– A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para a mulher;

– O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres;