A final da Taça Libertadores da América, entre Flamengo e Palmeiras, deve movimentar bastante os bares de Vitória neste sábado (27), especialmente os da Praia do Canto. Por causa disso, algumas ruas serão interditadas pela prefeitura, para facilitar a circulação das pessoas que acompanharão o jogo desses locais.

Será totalmente interditado o trecho da Rua Joaquim Lírio entre os cruzamentos com a João da Cruz e a Selino Vieira Gomes, além das ruas Selino Vieira Gomes e Manoel Gonçalves Carneiro, até a Avenida Saturnino de Brito. As interdições ocorrerão das 9 horas deste sábado até as 6 horas de domingo (28).

O trânsito será desviado pelas vias adjacentes. O estacionamento de veículos nos dois sentidos da Rua João da Cruz, no trecho entre a Avenida Saturnino de Brito até Avenida Rio Branco, ficará interditado.

"Temos que adotar medidas de prevenção. Teremos ações de diversas secretarias, com interdições, serão 126 servidores trabalhando na cidade para acompanhar as movimentações. Os principais pontos serão Praia do Canto, Jardim da Penha e Jardim Camburi", disse o prefeito Lorenzo Pazolini.

"São mais de 80 agentes nas ruas para essas ações. Faremos diversas blitze, pedimos que as pessoas vão até o local com transporte contratado, como táxis e por aplicativo. Queremos garantir a tranquilidade da população", ressaltou o secretário municipal de Segurança Urbana, Ícaro Ruginski.

A orientação da Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) é que condutores e pedestres redobrem a atenção, pois a expectativa é de grande movimentação de pessoas.

"Planejamos também estrutura de táxis. Fizemos interdições no Triângulo das Bermudas. A partir de 9h não vamos permitir estacionamento na rua João da Cruz, onde terão os pontos de táxi. A Guarda vai fazer a interdição dos estacionamentos", explicou o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana.

"Temos uma equipe para atender a rotina do Disque-Silêncio, e uma equipe extra em áreas com eventos e maior quantitativo de pessoas", garantiu o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Foeger.

Vacinação

Além da mudança no trânsito, a prefeitura promoverá neste sábado, na Praia do Canto, a vacinação da população contra a covid-19 e a Influenza. A imunização ocorrerá de 12h às 17h.

A ação será feita no “Ônibus Rosa” da Lei Maria da Penha, que ficará estacionado na Rua João da Cruz, 164, em frente à Clínica de Vacinação.

"Neste sábado estarão disponíveis vários imunizantes para pessoas de todas as idades. Não seria necessário o agendamento. Teremos uma equipe robusta para fazer essa ação", afirmou a secretária municipal de Saúde, Thais Cohen.

Serão oferecidas primeira dose para adolescentes entre 12 e 17 anos e para pessoas com 18 anos ou mais; segunda dose de AstraZeneca e Pfizer para pessoas que receberam a D1 até 09/10 e Coronavac para pessoas que receberam D1 há 28 dias ou mais; dose de reforço para pessoas de 18 a 59 anos que receberam a D2 até 07/07, pessoas com 60 anos ou mais que receberam a D2 até 07/09 e Imunossuprimidos que receberam D2 há 28 dias.

Até o momento, segundo a prefeitura, já foram aplicadas 714.527 doses da vacina contra a covid-19 na capital capixaba. São 329.050 da primeira dose — o que representa 109,5% da população adulta vacinada —, 307.787 da segunda dose e dose única — o que representa 101% totalmente imunizada — e 77.690 doses de reforço.

Até o momento, 86% dos adolescentes com idade entre 12 e 17 anos foram imunizados e 87% da população idosa recebeu a dose de reforço.