O governo federal planeja editar ainda hoje uma MP (medida provisória) para regulamentar a quarentena sanitária no Brasil e dar segurança jurídica para a repatriação de brasileiros que estão na China, epicentro do surto de coronavirus.

A ideia é enviar um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) que buscará o grupo "no máximo na terça-feira". As informações foram dadas pelo ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil) em entrevista à Rádio Gaúcha durante a manhã. Além disso, o Executivo deve definir a base militar para receber esses viajantes.

A Casa Civil confirmou ao UOL que Onyx discutiu hoje cedo com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o texto legal sobre a quarentena.

Em entrevista à rádio, Onyx afirmou que, "nesta manhã, entrou em nosso sistema uma proposta de medida provisória do Ministério da Saúde". "Nós vamos acelerar a apreciação para, à tarde, ela já estar pronta." "A gente colhe a assinatura [do presidente], dá entrada hoje, e amanhã ela deve ser votada na Câmara, em regime de urgência, e, na quarta, no Senado", disse.

 Ainda segundo o ministro,"uma aeronave da FAB" buscará o grupo de brasileiros "no máximo na terça-feira" após uma escala em Israel. "A tendência é no máximo amanhã essa aeronave sair do Brasil para buscá-los e deve estar de volta até quinta-feira, ou no máximo sexta pela manhã", declarou.