Consta no relatório de faltas graves contra o juiz Valeriano Bolzan no dia 21 pelo TJES muitas faltas graves, entre elas a possível utilização da sua assessora para administrar os negócios pessoais como uma granja, tanto dentro da comarca como no local do empreendimento.

ENTENDA O CASO:

- Juiz afastado no ES mantinha caso com amante dentro do Fórum

No procedimento constam várias faltas disciplinares e desídia no exercício da função. Valeriano virou empresário privado do ramo de criação de aves e estava abandonando sua funções como magistrado. Deixava todo o trabalho para assessores, faltava audiências, não participava de atos processuais, etc.

Na verdade, ele fez o que muitos juízes e promotores fazem pelo Estado afora, sendo que o magistrado de Venda Nova foi um "boi de piranha" para engrossar as estatísticas de punição. A demagogia impera nesses casos porque o Tribunal sabe que vários outros juízes cometem esse mesmo erro por falta de fiscalização e controle de ponto.

Entretanto, um outro fato constrangedor que pesou contra o Valeriano Bolzan foi ter levado uma suposta amante para dentro do fórum de Venda Nova, aonde tem seu apartamento funcional custeado pelo Poder Judiciário. O magistrado reside nesses imóveis para facilitar sua função de juiz, com custos pagos pelo contribuinte. Ocorre que Valeriano acabou se envolvendo com uma mulher e a levou para dentro do apartamento funcional.

Outras fontes dizem que o MP teve papel fundamental na criação do PAD e afastamento do juiz, dada a animosidade existente entre Valeriano e a promotora de justiça local. Isso fez toda a diferença.