A segunda 2ª Subseção da OAB/ES, através de seu vice presidente Jefferson Barbosa e dos conselheiros André Ribeiro e Rafael Dias Ramos, realizaram visita ao Centro de Detenção Provisória de Cachoeiro de Itapemirim, tendo em vista denúncias que davam conta de racionamento de água e possíveis agressões aos detentos.

Os membros da OAB/ES foram recebidos pelo diretor da Unidade Prisional, que proporcionou acesso ao local e aos internos, sendo, exposto, ainda que o racionamento de água nos últimos dias ocorrera em razão da diminuição do fornecimento do recurso pela concessionária do serviço, provocada pelas complicações decorrentes da enchente que afetara o município de Cachoeiro.

Segundo consta, tal racionamento não prejudicara a rotina da unidade, tampouco a saúde e os direitos fundamentais dos presos. De toda forma, a medida foi necessária para que não houvesse escassez total do recurso.

Quanto as denúncias em mídias sociais dando notícias de supostas agressões; os membros da OAB entrevistaram alguns internos que negaram a ocorrência de tais fatos; o que fora asseverado pela direção da unidade que garantira que todos os casos de eventuais excessos ou conflitos entre detentos levados aos seu conhecimento são encaminhados à autoridade policial para devida apuração.

A ordem promove diálogo regular com os diretores das Unidades Prisionais, visando resguardar a observância do cumprimento de tratamento digno as pessoas que se encontram encarceradas.