Folha do ES
Qua, 8 de Abr
HECI Páscoa

Home   Judiciário     Espírito Santo


Fim dos banheiros privativos de autoridades em Fórum. Cidadão agora pode usar.

Fim dos banheiros privativos de autoridades em Fórum. Cidadão agora pode usar.

Banheiros separando autoridades dos cidadãos na Comarca de Cachoeiro-ES. O advogado Carlos Eduardo Lyrio demonstrou indignação.

  Por Redação

  01.março.2020 às 19:08Atualizado em 01.março.2020 às 20:38

Haviam placas que separavam banheiros para juízes e promotores e promotoras e juízas, em cada andar. Para os cidadãos, só banheiro no 1º andar. O advogado Carlos Eduardo Lyrio demonstrou indignação.

Os banheiros foram pontos de polêmica no Fórum de Cachoeiro de Itapemirim-ES. Até recentemente, existiam placas indicativas, segregadoras que separavam juízas e promotoras e juízes e promotores dos demais cidadãos. Cada andar tinha banheiros para as autoridades, separados por gênero, proibindo o cidadão de acessá-los. Só no 1º andar havia banheiros públicos. É uma inversão de lógica: a justiça é um serviço público e, como tal, o cliente e chefe são os que pagam esse serviço com seus impostos. Ou seja, o povo.

O advogado Carlos Eduardo Lyrio (foto) foi um dos que se manifestou junto à ouvidoria judiciária contra essa violação ao princípio da igualdade, levando a diretoria da Comarca retirar as sinalizações separatistas. Lembravam a divisão dos banheiros entre brancos e negros, pobres e ricos, dentre outras que abolidas em nossa marcha civilizatória.

O assunto foi arquivado, segundo ciência dada ao advogado, considerando as providências tomadas pela direção do Fórum com a remoção das placas da discórdia no dia 10 de fevereiro.

A matéria já tinha sido apreciada pelos requerimentos do presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho e do presidente da Sub-Secção da Ordem de Cachoeiro de Itapemirim, Adílio Domingos dos Santos Neto. Essa foi a resposta do ouvidor desembargador Ewerton Schaber Pinto Júnior ao advogado que se indignou sobre o caso.


Fonte: folhadoes.com

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2020 Folha do ES. Todos os direitos reservados.