Professor e mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, o deputado Sergio Majeski (PSB) apresentou proposta para incluir na Legislação Estadual que as escolas estaduais só serão reabertas quando a pandemia da Covid-19 estiver controlada no território capixaba.

 

O objetivo é garantir a segurança de alunos, professores e de todos os servidores que atuam nas unidades de ensino. 

 

"São mais de 400 escolas localizadas em todos os municípios do Espírito Santo. Ao longo dos mandatos já fui conhecer de perto a realidade de mais de 270 unidades. É muita gente envolvida no dia a dia escolar. Acreditamos que o retorno às atividades presenciais sem o controle da pandemia colocará em risco muitas famílias. A possibilidade de contaminação não ocorre só dentro da escola, mas também no percurso. Parte significativa dos alunos e dos profissionais da educação depende do transporte público e do transporte escolar. Não é possível arriscar", destaca Majeski.

 

Já tramitando na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 382/2020 estabelece ainda que a retomada das atividades presenciais só ocorrerá após o cumprimento de critérios técnicos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Ao todo são seis pré-requisitos e 35 orientações observados pela OMS para resguardar os membros da Comunidade Escolar, nos mesmos moldes que vêm ocorrendo em países desenvolvidos que passaram pelo pico da pandemia.

 

Alguns deles estipulam que o Sistema de Saúde precisa conseguir detectar, testar, isolar e tratar todos os casos, além de rastrear todos os contatos; implantação de triagem diária da temperatura corporal e histórico de febre ou febre nas últimas 24 horas, na entrada do prédio para todos os funcionários, estudantes e visitantes; e garantia de que os alunos que tiveram contato com um caso da Covid-19 fiquem em casa por 14 dias.

 

De acordo com o Decreto nº 4683-R, do Governo do Estado, as aulas presenciais em todas as escolas, universidades e faculdades das redes de ensino pública e privada permanecem suspensas até o dia 31 de julho.

 

A Covid no ES

 

Nesta segunda-feira (06), o Painel Covid registrou que só há 98 vagas de UTI disponíveis em todo o estado para receber pacientes. Em alguns hospitais não há mais vagas e a doença avança para o interior capixaba. Os tristes números registram 1.836 mortes pela doença.