A Justiça do Espírito Santo determinou que o Facebook retire do ar a publicação de um vídeo em que o governador Renato Casagrande (PSB) aparece em uma festa junina realizada em 2017. A postagem, feita por um usuário da rede social, sugere que a festa teria acontecido este ano, em meio à pandemia do novo coronavírus, e motivou críticas ao governador.

O vídeo foi publicado na noite de sábado (4) por um perfil denominado “Leaodourado Leão”. Junto às imagens, que mostram Casagrande rindo e participando de uma brincadeira com outras pessoas, o autor escreveu “Olha a aglomeração (...) depois ele disse para as pessoas ficar em casa”.

Até esta quinta-feira (9), a publicação continuava no ar e tinha mais de 500 compartilhamentos.

Após esclarecer que o vídeo era antigo, o governador acionou a Justiça para que o conteúdo fosse excluído. Na decisão, o juiz entendeu que a publicação apresenta "a clara intenção de macular a honra" de Casagrande.

Além de determinar a exclusão do post, o juiz deu 10 dias para que o Facebook apresente dados que possam identificar o responsável pela publicação. Em nota, o Facebook disse que ainda não foi notificado.