O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Mimoso do Sul, com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco Sul) e a participação do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES, deflagraram na quinta-feira (17/09) a chamada "Operação Cafarnaum". A finalidade foi a obtenção de novos elementos de prova para investigação que apura a contratação fraudulenta de empresa de contabilidade por parte do Município de Mimoso do Sul.

Foram cumpridos todos os seis mandados de busca e apreensão em residências e endereços comerciais e de trabalho dos investigados, nos municípios de Mimoso de Sul e Iconha. Foram apreendidos computadores, celulares e documentos. Durante as buscas, houve uma prisão em flagrante, por porte ilegal de arma de fogo. Foi presa a esposa de um dos investigados, liberada posteriormente mediante pagamento de fiança.

Os investigados começaram a ser ouvidos hoje na Promotoria de Justiça de Mimoso do Sul.

As investigações apontam para uma associação de empresários e servidores públicos municipais que, com a falsa prestação de serviços de assessoria contábil, lesaram os cofres públicos. São investigados crimes de associação criminosa, peculato e lavagem de dinheiro.

O nome da operação, "Cafarnaum", faz referência ao local de nascimento de São Mateus, o padroeiro dos contabilistas.

As medidas de busca e apreensão foram deferidas pela 2ª Vara da Justiça Estadual de Mimoso do Sul. Participam da operação dois promotores de Justiça da Promotoria de Justiça de Mimoso do Sul e do Gaeco-Sul, bem como 14 policiais militares do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES e outros dois policiais militares locais.