Nesta quinta-feira (1), o Poder Judiciário de Venda Nova do Imigrante concedeu uma liminar autorizando o uso do Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, para a transmissão da Festa da Polenta, em formato exclusivamente online. A programação chegou a ser cancelada, na última semana, após a Prefeitura de Venda Nova, atender uma recomendação do Ministério Público para abster-se de conceder alvará autorizando a programação que havia sido divulgada com o título “42º Festa da Polenta – No Quintal”.  

De acordo com o presidente da Associação Festa da Polenta (Afepol), Paulo Mazzoco, após a concessão da liminar, o planejamento do evento será ajustado dentro das possibilidades de tempo para a organização. “Vamos ajustar a programação de acordo com o que conseguirmos dentro de uma semana. Vamos trabalhar respeitando a decisão judicial, o decreto estadual, seguindo as orientações de uso de máscaras por parte das poucas pessoas envolvidas na organização da transmissão e evitando, sobretudo, aglomeração. Uma programação exclusivamente online, sem público, cada um na sua casa”, detalhou Mazzoco.

Na decisão da liminar, a Justiça determina que “SUSPENDA os efeitos do ato administrativo que revogou a cessão, autorização ou permissão de uso do Centro de Eventos Padre Cleto Caliman para a Afepol realizar a 42ª Festa da Polenta – No quintal”.

No documento, assinado pelo Juiz de Direito Valeriano Cesário Bolzan, a Prefeitura de Venda Nova deve conceder o uso do Centro de Eventos para realizar o tombo da polenta gigante que será transmitido pela internet. Também fica oficializado às instituições Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil que, dentro de suas atribuições, promova as ações necessárias para a realização do evento.   

O presidente da Afepol, ressaltou que desde o início, o evento estava planejado para ocorrer de forma online, com shows regionais e nacionais transmitidos em forma de live, como vem ocorrendo em todo o Brasil por vários artistas e entidades. Agora, com a possibilidade de realização da 42º Festa da Polenta (em formato online), o acesso ao Centro de Eventos será restrito à organização. O público irá acompanhar a programação pela TV Festa da Polenta, pelo Youtube.

“Não queremos fazer uma festa. Queremos apenas registrar esse momento, atender um clamor popular, como ocorreu na programação virtual alusiva à Serenata Italiana e à Colheita do Milho. Na ‘42ª Festa da Polenta- no quintal’, as pessoas irão acompanhar a transmissão de suas casas, de seus quintais, de onde estiverem. Não vai haver aglomeração e nem descumprimentos das determinações das autoridades”, salientou o presidente da Afepol.

Paulo lembrou que a Afepol é a associação que mais repassa recursos para entidades de Venda Nova, possuindo também um gasto de manutenção mensal de cerca de R$ 10 mil. A receita da entidade ficou prejudicada devido ao cancelamento de todos os eventos em virtude da pandemia da Covid-19.