Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira indica que a maioria dos brasileiros acredita que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja culpado dos crimes pelos quais foi acusado no processo sobre o tríplex do Guarujá, na Lava-Jato, e considera que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin agiu mal ao anular as condenações do ex-presidente.

Segundo o levantamento, 57% dos entrevistados afirmam que foi justa a condenação dada pelo então juiz Sergio Moro no caso do tríplex do Guarujá. Consideraram o julgamento injusto 38%,  e 5% não souberam opinar.

O resultado não variou muito em relação à pesquisa realizada em abril de 2018, quando 54% viram justiça na sentença de Moro, 40%, injustiça, e 6% disseram não saber.

Os dados indicam a persistência da divisão territorial que foi aprofundada durante as gestões petistas. No Nordeste, 58% dos eleitores ouvidos acreditam que a condenação de Lula foi injusta. Por outro lado, na região Sul, 66% acreditam que a sentença que condenou Lula por corrupção foi justa.

Segundo o Datafolha, a maioria do eleitorado ficou sabendo da anulação das condenações do ex-presidente Lula, sublinhando a relevância política da decisão. De acordo com o instituto, 37% disse ter conhecimento e estar bem informado sobre a decisão de Fachin e 44% disse ter conhecimento e estar mais ou menos informado. Apenas 7% diz estar mal informado e 13% responderam que não tomaram conhecimento da decisão.

Sobre a decisão de Fachin de anular as condenações de Lula, 51% acham que o ministro agiu mal, e 42% acreditam que a decisão foi acertada. Não souberam responder 6%.