Folha do ES
Dom, 11 de Abr
Receitas

Home   Judiciário     Espírito Santo


Escândalo do Pen Drive: Revelado o conteúdo completo do mega esquema de corrupção no ES

Escândalo do Pen Drive: Revelado o conteúdo completo do mega esquema de corrupção no ES

O Detran-ES é dirigido por Gilvado Viera, ex-vice-governador pelo PT no primeiro mandato de Casagrande.

  Por Kimberlly Soares

  06.abril.2021 às 13:47

O jornal FOLHAES recebeu por Correio uma petição de encaminhamento e um pen drive, com prova eletrônica irrefutável do direcionamento da licitação de R$ 139 milhões do ‘Cerco Eletrônico’ realizada pelo Detran-ES, envolvendo toda cúpula do Governo do Espírito Santo. O contrato refere-se a serviços de leitura de placas de veículos, envolvendo radares, balanças softwares, câmaras e tecnologia de ponta.

Segundo descrito na petição, ”as provas de direcionamento para a DAHUA são evidentes. O governador Renato Casagrande (PSB) fez reuniões pessoais com representantes da DAHUA, levados ao palácio pelas mãos do Secretário de Governo-SEG Tyago Hoffmann e de seu subordinado Vitor Murad (coordenador de inovação e tecnologia da SEG). Receber fornecedor que disputará licitação é inapropriado. Sobretudo quando após as reuniões, o edital nasce todo direcionado. A DAHUA escreveu as especificações para o direcionamento.”

PROPINA:

Parte da correspondência entregue pelos denunciantes a redação do FOLHAES

O esquema montado no Detran-ES é apenas o projeto piloto da empresa chinesa DAHUA. Crime semelhante foi praticado no Estado do Ceará, levaram o Governador para “passear” na China, membros do governo visitaram diversas vezes a DAHUA em São Paulo, o resultado não poderia ser outro – Edital direcionado para DAHUA. O Tribunal de Contas do Ceará foi mais assertivo que a Corte de contas do Espirito Santo. No processo 11231/2020-0 o TCE/CE determinou a anulação do Pregão Eletrônico nO202000002-ETICE/DITEC motivado pelo direcionamento ao fabricante DAHUA.

O PEN DRIVE

O arquivo de mais de 1 giga vazou de dentro da empresa DAHUA. As fontes denunciantes são da área comercial da empresa chinesa.

Existe perícia em curso para confirmar sua autenticidade. Sua veracidade já se impõe pelo rastreamento eletrônico no item “propriedades” dos arquivos, bem como existência de dezenas de documentos e planilhas de alta complexidade relativos há dois anos de direcionamento da licitação.

ACESSE: CONFIRA O ARQUIVO COMPLETO DO PEN DRIVE


Fonte: Opinião ES

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2021 Folha do ES. Todos os direitos reservados.