A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim publica, nesta sexta-feira (14), o aviso de audiência pública para apresentação do documento base do novo Plano Diretor Municipal (PDM), que indicará as diretrizes para o desenvolvimento urbano e ocupação do solo do município pelos próximos dez anos.

O evento ocorrerá no dia 17 de junho, às 19h, em formato híbrido: poderá ser acompanhado, presencialmente, no auditório da escola Zilma Coelho Pinto, localizada no bairro Ferroviários, e pela internet, por transmissão em tempo real no site www.cachoeiro.es.gov.br.

O documento é resultado do processo de revisão do Plano, que teve início em 2019 e contou com um sem-número de atividades, como reuniões entre as equipes técnicas da Prefeitura e da consultoria contratada para dar suporte à coordenação dos trabalhos, além de mais de 20 eventos públicos que possibilitaram a participação e colaboração de representantes dos setores econômicos e da população.

A audiência pública de 17 de junho será a quarta e última do trabalho de revisão. Ainda antes dela, de 9 a 11 de junho, serão realizados seis workshops de avaliação e validação das propostas para o novo Plano, voltados para os seguintes públicos: secretários municipais; vereadores; Ministério Público; Conselho Municipal do PDM; setores empresarial e comercial; movimento sociais e entidades de classe.

Depois da audiência, será finalizado o projeto de lei do Plano, para encaminhamento à Câmara Municipal.

“O novo PDM será fruto de um amplo e consistente pacto coletivo. Foram realizadas inúmeras atividades para possibilitar a participação de todos os segmentos da sociedade cachoeirense, incluindo reuniões comunitárias em bairros e distritos. A pandemia prejudicou o cronograma dos trabalhos, mas conseguimos conduzir todas as tarefas necessárias e, agora, estamos na reta final. Em pouco mais de um mês, Cachoeiro terá um novo Plano Diretor, que norteará o crescimento inteligente e sustentável do município, substituindo uma legislação defasada há muitos anos”, avalia o secretário municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente, Alexandro da Vitória.   

Contribuições on-line e transparência

Além da realização de audiências e reuniões públicas, a Prefeitura disponibilizou em seu site (www.cachoeiro.es.gov.br), na página da Secretaria Municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente (Semurb), um espaço para que a população possa acompanhar o andamento de todo o processo de revisão do PDM, tendo acesso aos cronogramas de atividades, atas das reuniões, apresentações e registros de todos os trabalhos realizados.

4ª Audiência Pública da revisão do PDM de Cachoeiro
Quando: dia 17 de junho, às 19h
Onde: auditório da escola Zilma Coelho Pinto, localizada no bairro Ferroviários
Transmissão on-line: www.cachoeiro.es.gov.br