A advogada Érica Neves fez nesta quinta-feira (14/10) o registro da sua chapa "É diferente. É OAB de verdade", com cravos, balões brancos e cartazes contra a perseguição e o ódio. A advogada registrou a chapa 2 em oposição à atual gestão com uma frente ampla de apoios. A eleição da OAB-ES está marcada para 18 de novembro. 

Os advogados e advogadas presentes no ato de registro da chapa 2 vestiam peças de roupa verde (cor da chapa). Além disso, levavam cravos brancos, fazendo analogia com a Revolução dos Cravos (em Portugal) - movimento onde a população ofereceu flores aos soldados contra o autoritarismo. Os balões, também na cor branca, marcaram posição pela paz, liberdade e democracia. Os cartazes contra o ódio e a perseguição completaram esse posicionamento por OAB de verdade e diferente, que dê voz às advogadas e aos advogados. 

Frente de apoios

Marcando a oposição, a frente ampla de apoios formada pela advogada conta com lideranças marcantes e rostos novos da advocacia que abraçaram o projeto. “É uma campanha de diferentes matizes, de todas as cores e posições políticas. É uma campanha de todos juntos, em uma união por uma OAB-ES de Verdade!”, destaca Érica Neves.

Entre os apoios, estão o advogado Ricardo Brum que disputou a última eleição da OAB-ES (2018) e agora vem como vice-presidente da chapa de Érica, além de Elisângela Melo, que também disputou o último pleito, e Homero Mafra, ex-presidente da Ordem. Também estão na frente de apoios os advogados Stephan Schneebeli, vice presidente da OABES por dois mandatos e Robson Louzada, três vezes presidente da 2º Subseção de Cachoeiro de Itapemirim.

Soma-se ainda o apoio de Aloisio Lira, atual presidente da CAAES e candidato à reeleição.

Erica Neves afirma “o importante é ter o apoio de advogados que pensam na advocacia e na OAB como escudo da nossa profissão.”

Plano de Gestão Coletivo

A candidata à presidência da OAB-ES, Érica Neves, lançou o Plano de Gestão Coletivo. Pelo celular ou computador, os advogados e advogadas podem fazer sugestões usando o link bit.ly/nossaoab. “Acredito na construção coletiva. Os recursos que a Ordem administra pertencem à advocacia, e ela quem tem de dizer como ele deve ser empregado. Tenho certeza de que vamos receber boas ideias”, reforçou a candidata.

Propostas

Entre os projetos de Érica para a OAB-ES, estão uma administração de dados abertos, com compras e contratos acessíveis após 48h; um projeto de integração, com as prerrogativas da advocacia inseridas nos cursos de formação dos atores do sistema judicial; bem como uma ESA (Escola Superior de Advocacia) focada na profissionalização de uma advocacia 4.0, além de isenção das taxas da OAB-ES para jovem advocacia.