O Poder Judiciário ou o Ministério Público do Espírito Santo pode sair desmoralizado por conta do vazamento doloso da operação "Alma Viva" deflagrada no dia 15 de junho pelo Gaego que levou dois magistrados a prisão: Alexandre Farina e Carlos Alexandre Gutman. Tudo estava certo e algo muito errado não tivesse acontecido: vazaram dois dias antes a informação sigilosa para o magistrado Farina, segundo o Judiciário, por membros do Ministério Público. 

As imagens cedidas pelo Tribunal de Justiça ao Gaego sugere que a assessora Laís Rosa Funari teria retirado o lacre do envelope contendo os detalhes da operação. Ela se reporta à procuradora-geral, Luciana Andrade, e ao procurador Eder Pontes, amigo íntimo do investigado Alexandre Farina. Só para ilustrar, os dois eram defendidos pelos mesmos advogados em Brasília. A cúpula do MP-ES, por sua vez, acusa o TJES de proteger desembargadores, este, na opinião de Luciana, os verdadeiros autores do vazamento.

AS IMAGENS

 

Nenhuma descrição de foto disponível.

 

Nenhuma descrição de foto disponível.

 

Nenhuma descrição de foto disponível.

 

 

 

Nenhuma descrição de foto disponível.

 

Nenhuma descrição de foto disponível.

A origem

Tudo começou com a "fuga" de Alexandre Farina para São Paulo, antes da deflagração da operação Alma Viva porque teria sido avisado por membros do MP-ES ligado a ele. Por outro lado, o que torna mais grave, para proteger Eder Pontes, a procuradora Geral entrou em rota de colisão direta com o presidente do TJES, Ronaldo Gonçalves, com supostas ameaças. acusando ser o vazamento de autoria de desembargadores. Alegou cessão de imagens seletivas. Ela avisou que ninguém do MP iria dar depoimento na investigação interna do Poder Judiciário. Ou seja, peitou a cúpula do Judiciário.

Agora, se porventura prevalecer a tese de investigação do MP do vazamento ser de autoria de membros do Judiciário, o TJES fica desmoralizado e Eder Pontes não seria autor do vazamento através das informações privilegiadas de assessoria. Luciana Andrade usa em seu favor a dúvida para seu tutor, seu antecessor, forçando a inclusão dele na lista tríplice sob ameaça de implodir o Judiciário, revelando os nomes dos desembargadores. Em contrapartida, se foi a cúpula do MP, o Judiciário ficaria liberto dessa intimidação e não politizaria a lista tríplice.

Esse jogo de poder está bem claro quando a procuradora administra o processo de investigação sem fechá-lo. Como ela defende o envolvimento de desembargadores, teria de enviar o processo para o Superior Tribunal de Justiça, o que não o fez até o presente momento. Nesse imbróglio, a pior das hipóteses, para desgraça do sistema, seria tanto desembargadores quanto promotores, em responsabilidade igual, terem vazado a informação para o juiz, hoje "leproso", Alexandre Farina.

Quanto às imagens, contém legendas da investigação do próprio Gaego a serviço do MPES.