O Governador do Estado decidiu pela nomeação do advogado, que concorria com outros dois em lista tríplice definida pelo TJ-ES. Vinícius Sant'Anna e Alexandre Puppin eram os concorrentes. 

Assim, é finalizado o processo constitucional de escolha do nome que ocupará a vaga destinada à OAB. O cargo era ocupado por um juiz de direito em razão do afastamento por saúde do então titular Desembargador Álvaro Bourguinhon, que ocupava o mesmo espaço pela cota dos advogados.

Após batalha no Conselho Nacional de Justiça, a OAB-ES presidida por José Carlos Rizk conseguiu fazer o Tribunal abrir o processo de preenchimento dessa vaga, por meio de uma liminar.

O Presidente da OAB-ES também cumpriu sua promessa de campanha e atendeu antigo anseio da classe: introduziu de forma inédita a eleição direta dos nomes que iriam ser enviados ao TJ-ES, permitindo que todos advogados escolhessem 6 nomes dos 12 selecionados pelo Conselho da entidade. Isso democratizou e deu maior legitimidade ao processo de escolha constitucional do nome que representará a OAB como Desembargador.

Raphael Câmara é advogado, bem conceituado e visto como um nome equilibrado e técnico no meio jurídico. Além disso, atende ao movimento da classe de ter um advogado raiz, que não seja Procurador do Estado, diferente de todos os que ocupam hoje a vaga.