O chef Kamil Ranoszek foi considerado culpado de assassinar sua ex-companheira Ilona Golabek depois de ser inquirido no tribunal com as mesmas perguntas feitas em um julgamento de 112 anos. Ilona, morta aos 27 anos, foi atingida sete vezes com um martelo e seu corpo foi esquartejado e jogado em um parque. Kamil, de 42 anos, cometeu o assassinato depois de descobrir que a então companheira trocava mensagens com outro homem no app de paquera Tinder.

O assassino havia dito à polícia que a então namorada havia 'desaparecido no ar', afirmação considerada suspeita pelos investigadores. Posteriormente foi descoberto que o chef espancou a vítima em seu apartamento em Boston, Lincolnshire, enquanto sua filha de três anos dormia.

A única evidência contra Ranoszek era circunstancial, disse um júri do Lincoln Crown Court. No entanto, o promotor recorreu a um questionário feito no julgamento do Dr. Hawley Crippen – que foram fundamentais para convencer o júri que Ilana nunca deixou seu apartamento viva.

Ele perguntou: "Às 23h da noite de 9 de novembro você voltou para casa e foi deixado sozinho na sala de estar do 26ª Wormgate com Ilona Golabek. Isso está certo?". Ranoszek confirmou. O promotor então questionou: "Ilona Golabek estava viva?". O polonês respondeu: "Sim". "E bem?", continuou o questionamento, no que Ranoszek disse: "Sim". O promotor prosseguiu: "Você conhece alguma pessoa no mundo que a tenha visto viva desde então?". Ranoszek respondeu: "Não".

Ranoszek disse que passou a noite na festa de aniversário de um amigo e encontrou a Ilana no sofá segurando seu telefone quando voltou para casa às 23h. Ele insistiu que fosse para a cama e teria dado falta da mulher quando ele se levantou para trabalhar às 2h20. Naquela noite, Ilana entrou em contato com um homem no Tinder, mas as mensagens terminaram às 23h46. Os restos mortais da vítima foram encontrados três meses depois e o suspeito negou ter usado suas habilidades com facas de açougue para fazer a mutilação.

O caso do Dr. Crippen aconteceu em 1910, quando ele matou e desmembrou sua esposa Cora, escondendo seus restos mortais em sua casa em Londres e fugindo para o Canadá. Ele foi a primeira pessoa a ser pega depois que a polícia foi alertada usando o telégrafo sem fio. Ele foi preso quando seu navio se aproximava de Quebec em 1910. As mesmas perguntas feitas em 2022 foram feitas em seu julgamento, e o júri achou a estratégia tão convincente que não demorou mais de 30 minutos para declará-lo culpado pelo crime e condená-lo a pena de morte. Já Kamil foi condenado a prisão perpétua e pode recorrer depois de cumprir uma pena mínima de 22 anos.

 


Dr. Hawley Crippen e Ethel Le Neve no julgamento pela morte de Cora Crippen, esposa do médico