O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Fundão, denunciou o prefeito do Joilson Rocha Nunes (PDT), o Pretinho Nunes, por ato de improbidade administrativa.

 

Ele é acusado de dispensar indevidamente a licitação para a contratação da Fundação Espírito-Santense de Tecnologia (Fest).

 

Segundo o MPES, os contratos foram efetivados para a prestação de serviços técnicos especializados.

 

O MPES argumenta que o prefeito atuou diretamente na “montagem” de um processo administrativo com o objetivo apenas de formalizar o contrato com a Fest. Apesar da aparência de legalidade, os atos frustraram o processo licitatório com um direcionamento indevido da contratação.

 

Além disso, o termo de referência, usado na contratação, foi moldado pela Fundação, violando os princípios sensíveis da administração pública. De acordo com a denúncia, o prefeito tinha como objetivo favorecer a empresa para elaborar projetos estratégicos e utilizá-los durante a gestão política.

 

Apesar do órgão de Controle Interno e Auditoria da Prefeitura ter solicitado a suspensão do contrato e a revisão do processo administrativo para uma análise, o prefeito negou e ignorou os alertas do setor, evidenciando a conduta dolosa.