O juiz Maurício Camatta Rangel, da 4ª Vara Cível de Vitória, expediu, na noite de sexta-feira (7), uma ordem para que o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (PSC), filho do presidente eleito Jair Bolsonaro, retire de sua página no Twitter uma notícia falsa informando que o senador eleito Marcos do Val (PPS) teria um mandado de prisão aberto nos EUA.

 

A notícia, que vem circulando em forma de print desde setembro de 2017, diz que Do Val estaria com um mandado de prisão em aberto no condado de Galveston, no Texas, EUA, por fingir ter uma posição de servidor público (policial) e submeter alguém à falsa autoridade.

 

Em decorrência da acusação, Do Val foi até o condado de Galveston, em novembro de 2017, onde procurou autoridades competentes e constatou a notícia falsa.

 

“Não é crime só para quem produz a notícia falsa, é crime para quem compartilha também”, ressaltou o senador eleito, em vídeo gravado na ocasião e publicado em seu canal no YouTube.

 

Entretanto, mesmo após o esclarecimento, Carlos Bolsonaro manteve o print da notícia falsa em sua rede social. O senador eleito considerou que isso causa prejuízo à sua imagem e, segundo seu advogado, Fabiano Cabral, danos à imagem do Espírito Santo.

 

“Infelizmente, o primeiro réu, Carlos Bolsonaro, manteve a postagem, mesmo sabendo que não havia nada contra o Marcos, conhecendo o vídeo que foi feito, e que a notícia era falsa. E isso vinha, dia após dia, denegrindo a imagem de Marcos. Então, o juiz tomou essa medida para proteger o nosso Estado, que ele representa”, declarou o advogado.

 

Carlos Bolsonaro tem 24 horas para tirar a postagem, sob pena de multa diária de R$ 1 mil, que também pode ser aplicada ao Twitter, caso não haja fiscalização.