O ex-presidente do Banestes, Vasco Cunha Gonçalves, está preso em Brasília, segundo o Ministério Público Federal (MPF). Ele é um dos investigados na operação Circus Maximus, da Polícia Federal, deflagrada nesta terça-feira (29). O órgão não deu detalhes sobre a prisão.

Vasco tinha assumido a presidência do banco nesta segunda-feira (28). Com a deflagração da Circus Maximus e um mandado de prisão preventiva contra ele expedido pela Justiça, o Conselho Administrativo do Banestes escolheu Silvio Grillo, atual diretor de Tecnologia do banco, para assumir a presidência interinamente.

O investigado renunciou ao cargo de diretor-presidente da instituição na tarde desta terça. A renúncia foi formalizada em carta escrita de próprio punho e encaminhada ao governador do Espírito Santo. O banco informou a decisão ao mercado.

A operação Circus Maximus apura esquema de pagamento de propinas a diretores e ex-diretores do Banco de Brasília (BRB) em troca de investimentos em projetos como o do extinto Trump Hotel, no Rio de Janeiro, atualmente LSH Lifestyle.