O ex-presidente do Banco do Estado do Espírito Santo, Banestes, Vasco Cunha Gonçalves, foi denunciado pelo Ministério Público do Distrito Federal. Ele ficou preso por uma semana após uma operação da Polícia Federal e, segundo o Tribunal Regional Federal (TRF), foi liberado por falta de provas.

 

Com a denúncia oferecida pelo MPF, caberá a Justiça decidir se acata ou não. Gonçalves poderá passar de investigado para acusado. Além dele, outras 16 pessoas foram denunciadas. O Ministério Público quer que os suspeitos respondam por crimes contra o sistema financeiro, corrupção, lavagem de dinheiro e outros crimes.

 

Segundo as investigações, os prejuízos foram de quase R$ 350 milhões ao Banco Regional de Brasília, quando Vasco Cunha Gonçalves era presidente. Ele teria participado de um esquema de pagamento de propinas.

 

Gonçalves saiu de Brasília e veio para o Espírito Santo assumir o Banestes. A presidência no banco durou um dia. Ele foi preso e renunciou ao cargo. Uma semana depois foi solto pela Justiça e, por enquanto, responde em liberdade.